sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Divisões na Cristandade e o avanço do Islã

Cisma do Ocidente
A Reforma

Divergência teologica
Divergência liturgica

Cesaropapismo

Igreja e Estado
Poder do Papa
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SIR
Francos

Focio
Celulario

Cruzadas

Excomunhão
Cisma
Fim da Excomunhão
Paulo VI e Atenagoras


Heresias


 Nestor Sabelio Montano Monofisista Ario Nestor separa Mãe de Cristo Monotelismo

Sabelio

Docetismo

Apolinário

Pelágio 

Ebionismo

Monoarquismo 


 Nestor Sabelio Montano Monofisista Ario Nestor separa Mãe de Cristo Monotelismo

Sabelio

Docetismo

Apolinário

Pelágio 

Ebionismo

Monoarquismo




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No pontificado de Leão IX (1048–1054) e depois no dos seus sucessores. Para além disso, existia a oposição do Ocidente em relação ao cesaropapismo bizantino, isto é, a subordinação da Igreja oriental a um chefe secular, como acontecia na Igreja de Constantinopla.
Uma ruptura grave ocorreu de 856 a 867, sob o patriarca Fócio. Sob o pontificado deste, a questão do Filioque tornou-se ponto de discórdia, com a condenação por parte do hierarca de sua inclusão no credo do cristianismo ocidental e a taxação da mesma como herética. Desse modo, para o futuro as pendências não seriam apenas de natureza disciplinar e litúrgica, mas também de natureza dogmática, com o que se comprometia de modo quase irremediável a unidade da Igreja.

O Cisma[

Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes.[
Em 1054, o legado papal viajou a Constantinopla a fim de repudiar a Cerulário o título de "Patriarca Ecumênico" e insistir que ele reconheça a alegação de Roma de ser a mãe das igrejas.[5] O principal propósito do legado papal foi procurar ajuda do Império Bizantino em vista da conquista normanda do sul da Itália, e lidar com recentes ataques por Leão de Ácrida contra o uso de pão não fermentado e outros costumes ocidentais, ataques que tinham apoio de Cerulário. Em face da refusa de Cerulário em aceitar as demandas, o líder do legado, cardeal Humberto, excomungou-o, e Cerulário por sua vez excomungou Humberto e os outros legados.

Solidificação do Cisma e diálogo posterior

Massacre dos Latinos (1182), a retaliação do Ocidente com o Saque de Tessalônica (1185), o cerco e saque de Constantinopla (1204) na Quarta Cruzada, e a imposição dos patriarcas latinos pelo Império Latino que durou 55 anos tornou a reconciliação mais difícil, e aprofundou ainda mais a ruptura e a desconfiança mútua.
Houve várias tentativas de reunificação, principalmente nos concílios ecumênicos de Lyon (1274) e Florença (1439), mas as reuniões mostraram-se efêmeras. Estas tentativas acabaram efetivamente com a queda de Constantinopla em mãos dos otomanos, em 1453, que ocuparam quase todo o antigo Império Bizantino por muitos séculos.[7] As mútuas excomunhões só foram levantadas em 7 de dezembro de 1965, pelo papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras I, de forma a aproximar as duas Igrejas, afastadas havia séculos. As excomunhões, entretanto, foram retiradas pelas duas igrejas em 1966T