Eclesiologia patristica
Direito Canõnico
Jusnaturalismo escolastico
Sao Tomas de Aquino
Contrato
Contrato
Suarez
Direito Internacional
Direito Internacional
Grocius
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Segundo MaxWeber, o direito canônico, a burocrcia vaticana e o poder central da Igreja foram fatores fundamentais para a racionalização do direito no Ocidente
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Segundo MaxWeber, o direito canônico, a burocrcia vaticana e o poder central da Igreja foram fatores fundamentais para a racionalização do direito no Ocidente
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PATRÍSTICA
" Dois amores construíram duas cidades : a da terra ,
pelo amor de si mesmo , até o desprezo de Deus e a do céu , pelo amor de Deus ,
até o desprezo de si" (Santo Agostinho em Cidade de Deus)
Santo Agostinho , Bispo de Hipona
"Estou crucificado com Cristo, já não sou eu que vivo,
é o Cristo que vive em mim» (Gl 2, 20).
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Depois de Jesus Cristo -- Deus encarnado e Redentor da
Humanidade --, da Virgem Maria -- Mãe de Deus -- , de São Pedro -- a pedra da
fé --, dos demais apóstolos, e de São João Batista , encontram-se entre as mais
importantes figuras da Igreja , os santos padres da Igreja nascente e suas
elaborações doutrinárias. Graças a eles , consolidou-se a doutrina da Igreja em
seus aspectos fundamentais , vencidas as heresias e as controvérsias
doutrinárias que ameaçavam a integridade da fé .
Foram homens movidos pela providência divina para auxiliar a
Igreja em momentos difíceis .
Com brilho sobrenatural defenderam teses complexas que
versavam sobre questões como : a divindade plena do Cristo , as duas naturezas
de Sua Pessoa divina , a maternidade divina de Maria , a sua virgindade
perpétua , o primado de Pedro , o primado da Sé romana , a necessidade
universal da Graça , a Santíssima Trindade , os santíssimos sacramentos , entre
muitas outras questões.
O objetivo desta seção é portanto aprofundar os ensinamentos
desses grandes teólogos da Igreja , e assim reverenciar as suas vidas e tudo o
que fizeram pela fé católica.
A patrística pode ser dividida em dois grandes momentos - o
período Pré-Niceno , anterior ao Concílio de Nicéia ( século IV ) , primeiro
Concílio Ecumênico da Igreja , convocado pelo Papa Silvestre e pelo imperador
Constantino - ; e o período Pós-Niceno , que compreende a era que vai do século
IV ao século VIII.
Os padres Justino , Ireneu , Tertuliano , Hipólito e
Epifânio , por exemplo , tiveram contato direto com várias comunidades
gnósticas -- grupos que recorriam a uma interpretação esotérica das Sagradas
Escrituras e à pessoa de Jesus como revelador de um suposto conhecimento
salvífico libertador para iniciados - afirmando-se como os verdadeiros cristãos
. Foram , portanto , os padres da Igreja os primeiros a rejeitar esse conjunto
de idéias errôneas que tentavam desfigurar a pureza da doutrina de Cristo ,
ameaçando a unidade da Igreja nascente.
Alguns nomes da patrística são muito conhecidos pelo público
cristão em geral ; citemos , então , os nomes desses paladinos da causa da
Igreja Católica.
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PADRES DA IGREJA
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Santo Ambrósio (340-397) - preceptor de Santo Agostinho ,
adversário do arianismo . Bispo de Milão e organizador da liturgia ocidental.
Santo Agostinho (354-430) - doutor da predestinação e da
graça , estudioso da filosofia platônica , comentador e estudioso das Sagradas
Escritura , adversário do herege Pelágio e do maniqueísmo . Autor das obras :
"Da Verdadeira Religião ", "As Confissões", "A Cidade
de Deus" , "Da Trindade" e "Da Mentira".
São Papias (séc I) - padre apostólico , foi bispo de
Hierápolis , próximo a Laodicéia e Colossae , no vale de Lycus na Phrygiateria.
Escreveu uma obra em cinco livros , logion kyriakon exegesis . Teria conhecido
São João , o evangelista ; foi chamado por Santo Irineu : "ouvinte de
João, e companheiro de Policarpo , um homem dos primeiros tempos ".
Recepcionou as filhas do apóstolo Felipe em visita a Hierápolis. Fez
comentários sobre os evangelhos de São Marcos e São Mateus. Segundo Papias ,
São Marcos escreveu , fielmente , mas sem ordem , o que ouviu da boca de São
Pedro sobre Cristo , porque não fora seu seguidor e São Mateus escreveu ,
ordenadamente , em hebreu , as palavras de Jesus.
São Clemente Romano (séc. I ) - São Clemente foi o quarto
Papa , como indica Santo Irineu . Os dados sobre a sua morte são incertos , o
Martyrium Sancti Clementis , dos séculos IV e VI, afirma que Clemente morreu
como mártir no Mar Negro , entre os anos 99 e 101. Antes de seu martírio ,
redigiu a Carta aos Corintios, que é um dos escritos mais conhecidos da
antigüidade cristã , pois foi muito citado nos primeiros séculos. Os primeiros
sucessores de São Pedro na Sé Romana foram , segundo a tradição , Lino (até o
ano 80 ) , Anacleto , também chamado Cleto ( 80 82 ) , e , em terceiro lugar ,
Clemente ; que não só conheceu , como conversou com os apóstolos e pôde avaliar
detidamente a importância do magistério apostólico .
Santo Atanásio (296-373) - derrotou o arianismo no Concílio
de Nicéia (325) ; considerado a " Coluna da Igreja ".
São Jerônimo (343-420)- estudioso das Sagradas Escrituras ,
autor da Vulgata , reconhecida pelo Concílio Tridentino.
São Cirilo de Jerusalém (313–387) - participou do III
Concílio Ecumênico de Constantinopla , derrotando o herege Nestório.
Santo Irineu - teólogo que resumiu o pensamento do século II
e dominou a ortodoxia cristã ; adversário do gnosticismo. Foi o terceiro bispo
de Lion em 177 , sucedendo São Potinus.
Santo Hipólito , discípulo de Santo Irineu , martirizado por
volta do ano 234 , conhecedor da doutrina e da tradição apostólica , foi um
ferrenho inimigo das heresias de seu tempo , atritando-se com os papas Zeferino
e Calisto por defender uma menor tolerância com os hereges.
Santo Inácio de Antioquia - terceiro bispo de Antioquia,
sucessor de S. Pedro . Ouviu São João pregar e conheceu São Paulo e São
Policarpo , bispo de Esmirna. Considerado -- com Clemente Romano -- um padre
apostólico.
São Basílio de Cesaréia (329-379) , Gregório de Nissa
(335-394) e Gregório Nazianzeno (330-390) -- padres capadócios que
desenvolveram diversos temas doutrinários com ênfase na doutrina da Santíssima
Trindade.
São Justino (103-167)- santo mártir ; desenvolveu temas da
doutrina e a sagrada liturgia.
Tertuliano e São Cipriano de Cartago , autores latinos dos
séculos II e III. Tertuliano (155/160 - 230), foi um importante apologeta ,
muito influente na Igreja do norte da África , autor , entre outras obras , de
: Ad martyres (197) , Apologeticus e De praescriptione haereticorum. Sua obra
versa sobre temas disciplinares, ascéticos e morais. É considerado o pai da
literatura latino-cristã. São Cipriano , bispo de Cartago (249 d.C.), conheceu
a obra de Tertuliano , foi um importante defensor da fé cristã contra seus
inimigos. Martirizado sob o governo de Valeriano por não aceitar participar das
festas pagãs.
Santo Hilário - Bispo de Poitiers em 350 ; por atritar-se
com o arianismo do Imperador Constantius II , foi banido. Com o fim do dominio
dos arianos , regressou à sede de seu episcopado. Continuou defendendo a
doutrina do Evangelho contra o bispo Saturninus e o teólogo Auxentius. S.
Hilário faleceu em Poitiers em 368 , considerado um dos grandes teólogos da
Igreja. Suas obras incluem "De Trinitate" e "De Sinodis and Opus
Historicum ". É chamado de "Doutor da Divindade de Cristo" e foi
declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX.
Santo Epifânio - Nascido na Judéia em 315 , adotou vida
monástica no Egito , foi escolhido bispo de Salamina na Ilha de Chipre. Homem
de grande cultura , tratou do celibato , das processões divinas , defendeu a
virgindade de Maria , entre outros temas doutrinários relevantes.
Teodoreto (393-460) - padre grego , nascido em Antioquia ,
teve participação importante na controvérsia com o nestorianismo. Escreveu
comentários aos Salmos , aos Profetas , uma História da Igreja e desenvolveu
temas importantes da doutrina católica , notadamente sobre a Santíssima
Trindade.
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Observação
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O estudo católico das obras dos Padres da Igreja não possui
evidentemente o sentido que a " reforma " protestante desejou
atribuir a esta disciplina . A patrística , no entendimento católico , não tem
, e nem poderia ter , como objetivo fundamental , contradizer as deliberações
do magistério supremo da Igreja ; muito ao contrário , objetiva , sempre ,
corroborá-las e enriquecê-las. E , de resto , não era outra a posição
doutrinária dos próprios Padres da Igreja quando elaboraram seus respectivos
ensinamentos.
Everton N Jobim
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TEXTOS SOBRE A PATRÍSTICA
A Patrística
1-Epístolas de Inácio aos Efesios , Tralianos , Romanos ,
Esmirnianos e Policarpo 2-Fragmentos de Papias 3-S. Irineu - Adversus Haereses
4-Padres do Deserto
A Vida e a Obra de Santo Agostinho ( As Confissões )