sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Eclesiologia patristica
Direito Canõnico
Jusnaturalismo escolastico
Sao Tomas de Aquino
Contrato
Suarez
Direito Internacional
Grocius
=============================================

Segundo MaxWeber, o direito canônico, a burocrcia vaticana e o poder central da Igreja foram fatores fundamentais para a racionalização do direito no Ocidente

=============================================

PATRÍSTICA

" Dois amores construíram duas cidades : a da terra , pelo amor de si mesmo , até o desprezo de Deus e a do céu , pelo amor de Deus , até o desprezo de si" (Santo Agostinho em Cidade de Deus)

Santo Agostinho , Bispo de Hipona

"Estou crucificado com Cristo, já não sou eu que vivo, é o Cristo que vive em mim» (Gl 2, 20).
___________________________________________________

Depois de Jesus Cristo -- Deus encarnado e Redentor da Humanidade --, da Virgem Maria -- Mãe de Deus -- , de São Pedro -- a pedra da fé --, dos demais apóstolos, e de São João Batista , encontram-se entre as mais importantes figuras da Igreja , os santos padres da Igreja nascente e suas elaborações doutrinárias. Graças a eles , consolidou-se a doutrina da Igreja em seus aspectos fundamentais , vencidas as heresias e as controvérsias doutrinárias que ameaçavam a integridade da fé .

Foram homens movidos pela providência divina para auxiliar a Igreja em momentos difíceis .

Com brilho sobrenatural defenderam teses complexas que versavam sobre questões como : a divindade plena do Cristo , as duas naturezas de Sua Pessoa divina , a maternidade divina de Maria , a sua virgindade perpétua , o primado de Pedro , o primado da Sé romana , a necessidade universal da Graça , a Santíssima Trindade , os santíssimos sacramentos , entre muitas outras questões.

O objetivo desta seção é portanto aprofundar os ensinamentos desses grandes teólogos da Igreja , e assim reverenciar as suas vidas e tudo o que fizeram pela fé católica.

A patrística pode ser dividida em dois grandes momentos - o período Pré-Niceno , anterior ao Concílio de Nicéia ( século IV ) , primeiro Concílio Ecumênico da Igreja , convocado pelo Papa Silvestre e pelo imperador Constantino - ; e o período Pós-Niceno , que compreende a era que vai do século IV ao século VIII.

Os padres Justino , Ireneu , Tertuliano , Hipólito e Epifânio , por exemplo , tiveram contato direto com várias comunidades gnósticas -- grupos que recorriam a uma interpretação esotérica das Sagradas Escrituras e à pessoa de Jesus como revelador de um suposto conhecimento salvífico libertador para iniciados - afirmando-se como os verdadeiros cristãos . Foram , portanto , os padres da Igreja os primeiros a rejeitar esse conjunto de idéias errôneas que tentavam desfigurar a pureza da doutrina de Cristo , ameaçando a unidade da Igreja nascente.

Alguns nomes da patrística são muito conhecidos pelo público cristão em geral ; citemos , então , os nomes desses paladinos da causa da Igreja Católica.
_________________________________

PADRES DA IGREJA
_________________________________

Santo Ambrósio (340-397) - preceptor de Santo Agostinho , adversário do arianismo . Bispo de Milão e organizador da liturgia ocidental.

Santo Agostinho (354-430) - doutor da predestinação e da graça , estudioso da filosofia platônica , comentador e estudioso das Sagradas Escritura , adversário do herege Pelágio e do maniqueísmo . Autor das obras : "Da Verdadeira Religião ", "As Confissões", "A Cidade de Deus" , "Da Trindade" e "Da Mentira".

São Papias (séc I) - padre apostólico , foi bispo de Hierápolis , próximo a Laodicéia e Colossae , no vale de Lycus na Phrygiateria. Escreveu uma obra em cinco livros , logion kyriakon exegesis . Teria conhecido São João , o evangelista ; foi chamado por Santo Irineu : "ouvinte de João, e companheiro de Policarpo , um homem dos primeiros tempos ". Recepcionou as filhas do apóstolo Felipe em visita a Hierápolis. Fez comentários sobre os evangelhos de São Marcos e São Mateus. Segundo Papias , São Marcos escreveu , fielmente , mas sem ordem , o que ouviu da boca de São Pedro sobre Cristo , porque não fora seu seguidor e São Mateus escreveu , ordenadamente , em hebreu , as palavras de Jesus.

São Clemente Romano (séc. I ) - São Clemente foi o quarto Papa , como indica Santo Irineu . Os dados sobre a sua morte são incertos , o Martyrium Sancti Clementis , dos séculos IV e VI, afirma que Clemente morreu como mártir no Mar Negro , entre os anos 99 e 101. Antes de seu martírio , redigiu a Carta aos Corintios, que é um dos escritos mais conhecidos da antigüidade cristã , pois foi muito citado nos primeiros séculos. Os primeiros sucessores de São Pedro na Sé Romana foram , segundo a tradição , Lino (até o ano 80 ) , Anacleto , também chamado Cleto ( 80 82 ) , e , em terceiro lugar , Clemente ; que não só conheceu , como conversou com os apóstolos e pôde avaliar detidamente a importância do magistério apostólico .

Santo Atanásio (296-373) - derrotou o arianismo no Concílio de Nicéia (325) ; considerado a " Coluna da Igreja ".

São Jerônimo (343-420)- estudioso das Sagradas Escrituras , autor da Vulgata , reconhecida pelo Concílio Tridentino.

São Cirilo de Jerusalém (313–387) - participou do III Concílio Ecumênico de Constantinopla , derrotando o herege Nestório.

Santo Irineu - teólogo que resumiu o pensamento do século II e dominou a ortodoxia cristã ; adversário do gnosticismo. Foi o terceiro bispo de Lion em 177 , sucedendo São Potinus.

Santo Hipólito , discípulo de Santo Irineu , martirizado por volta do ano 234 , conhecedor da doutrina e da tradição apostólica , foi um ferrenho inimigo das heresias de seu tempo , atritando-se com os papas Zeferino e Calisto por defender uma menor tolerância com os hereges.

Santo Inácio de Antioquia - terceiro bispo de Antioquia, sucessor de S. Pedro . Ouviu São João pregar e conheceu São Paulo e São Policarpo , bispo de Esmirna. Considerado -- com Clemente Romano -- um padre apostólico.

São Basílio de Cesaréia (329-379) , Gregório de Nissa (335-394) e Gregório Nazianzeno (330-390) -- padres capadócios que desenvolveram diversos temas doutrinários com ênfase na doutrina da Santíssima Trindade.

São Justino (103-167)- santo mártir ; desenvolveu temas da doutrina e a sagrada liturgia.

Tertuliano e São Cipriano de Cartago , autores latinos dos séculos II e III. Tertuliano (155/160 - 230), foi um importante apologeta , muito influente na Igreja do norte da África , autor , entre outras obras , de : Ad martyres (197) , Apologeticus e De praescriptione haereticorum. Sua obra versa sobre temas disciplinares, ascéticos e morais. É considerado o pai da literatura latino-cristã. São Cipriano , bispo de Cartago (249 d.C.), conheceu a obra de Tertuliano , foi um importante defensor da fé cristã contra seus inimigos. Martirizado sob o governo de Valeriano por não aceitar participar das festas pagãs.

Santo Hilário - Bispo de Poitiers em 350 ; por atritar-se com o arianismo do Imperador Constantius II , foi banido. Com o fim do dominio dos arianos , regressou à sede de seu episcopado. Continuou defendendo a doutrina do Evangelho contra o bispo Saturninus e o teólogo Auxentius. S. Hilário faleceu em Poitiers em 368 , considerado um dos grandes teólogos da Igreja. Suas obras incluem "De Trinitate" e "De Sinodis and Opus Historicum ". É chamado de "Doutor da Divindade de Cristo" e foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX.

Santo Epifânio - Nascido na Judéia em 315 , adotou vida monástica no Egito , foi escolhido bispo de Salamina na Ilha de Chipre. Homem de grande cultura , tratou do celibato , das processões divinas , defendeu a virgindade de Maria , entre outros temas doutrinários relevantes.

Teodoreto (393-460) - padre grego , nascido em Antioquia , teve participação importante na controvérsia com o nestorianismo. Escreveu comentários aos Salmos , aos Profetas , uma História da Igreja e desenvolveu temas importantes da doutrina católica , notadamente sobre a Santíssima Trindade.
____________________

Observação
____________________

O estudo católico das obras dos Padres da Igreja não possui evidentemente o sentido que a " reforma " protestante desejou atribuir a esta disciplina . A patrística , no entendimento católico , não tem , e nem poderia ter , como objetivo fundamental , contradizer as deliberações do magistério supremo da Igreja ; muito ao contrário , objetiva , sempre , corroborá-las e enriquecê-las. E , de resto , não era outra a posição doutrinária dos próprios Padres da Igreja quando elaboraram seus respectivos ensinamentos.

Everton N Jobim
_______________________________________________________



TEXTOS SOBRE A PATRÍSTICA

A Patrística

1-Epístolas de Inácio aos Efesios , Tralianos , Romanos , Esmirnianos e Policarpo 2-Fragmentos de Papias 3-S. Irineu - Adversus Haereses 4-Padres do Deserto

A Vida e a Obra de Santo Agostinho ( As Confissões )