Objetos temáticos
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1) O direito natural variações de definição.
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1) O direito natural variações de definição.
2) Desintegração institucional da Igreja Católica
Jaques Maritain
Poder sacerdotal e do laicato
3) O saudosismo português
A República
Renascença
Teixeira de Pascoaes
Antonio Sergio, racionalista, positivista
Antonio Sardinha, católico, monarquista
Pinharanda Gomes
Republicano mistico, crisatão, saudosista
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Teoria Sociológica e Política
Epistemologia
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Everton
Jobim Sociologist, Prof. of Social Anthropology and Political Science, formed
at the Catholic University, the National Museum, and the Universitarian
Institute of Researches of Rio de Janeiro / IUPERJ. Colocando entre os
seis primeiros no vestibular
unificado Cesgranrio para Direito (UFRJ, UERJ e UFF)
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unificado Cesgranrio para Direito (UFRJ, UERJ e UFF)
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SÁBADO, 7 DE MARÇO DE 2009
A Escola de Frankfurt e a Dialética do Esclarecimento
O tema de “O Conceito de Esclarecimento” é a descrição do
projeto emancipador da razão e o caráter incompleto de sua realização, questão
que foi objetode reflexões por Marx.
O Iluminismo nasceu como um movimento que pretendia libertar
o homem da ignorância, da alienação do seu poder de decisão para uma esfera
supostamente transcendente, desconhecida, não acessível à razão; tornando o
homem senhor de si.
Na verdade, tratava-se, apenas, de uma transferência do
poder de decisão de um grupo de homens para outro, segundo a leitura marxista
e antes do positivismo.
Acreditava-se que a razão e a ciência permitiriam ao homem
assenhorar-se de seu destino, conhecer os processos objetivos da natureza e da
sociedade e organizar a vida de modo racional e livre. Mas isso que parecia ser
um belo projeto para a humanidade, se transformou numa ideologia que, ao
contrário, de dar sequência plena aos objetivos “das luzes”, desfigurou esse
idéia,largamente, ela se tornou uma caricatura. O domínio do capital, do
interesse econômico, a razão instrumental e o pragmatismo mais desprovido de
princípios tomaram conta da cena histórica e a alienação e os mitos que todos
desejavam sepultados foram plenamente restabelecidos na ordem liberal-burguesa,
surgiu um novo encantamento.
O ideal racionalista tornou-se um anêmico conjunto formal
dedeclarações, com mínima eficácia real na vida das pessoas, imperou a
instrumentalização intensa do ser humano, a cobiça, o lucro, a ideologia da
produção a todo custo
A reflexão atrofiou-se, a sociedade ficou privada da
critica; sempre tratada como
disfuncionalidade. Tudo que fazia parte da lógica da
produção foi naturalizado, entificado, empobrecido sem permitir espaço
substantivo para
a radicalidade da critica, a própria cidadania se estiolou em
formas mecânicas de exercício democrático.
A ciência e a tecnica deram as mãos aos interesses do
capital e a seu projeto de ampliação dos mercados e de arregimentação dos povos
distantes, em nome de um falso ideal civilizatório
A crítica de Frankfurt à sociedade moderna, ao modo como o
projeto iluminista foi conduzido, recebe asinfluências notórias de Max Weber,
sua visão frustrante do futuro das modernas democracias ocidentais, mas se
pretende mais radical. A problemática da racionalização não tem como questão
central o avanço inexorável da burocracia, dos especialistas ou mecânicos
cumpridores de normas, mas reflete uma ideologia petrificante, associada à
lógica do capitalismo avançado, à impossibilidade da critica eficaz edas vias
de transcendência ou transformação social. O avanço da razão instrumental inviabiliza
a ampliação dos horizontes sociais.
As propostas de Weber para mitigar o poder das burocracias
são evidentemente consideradas inadequadas para a inflexão histórica desse
quadro. Então temos um processo de esvaziamento do mito e da magia, uma libertação
proporcionada pela razão, na ótica dos...